A beleza natural brota de cada flor, dos reflexos da luz na água, da força serena das velhas árvores. Ela está em todos os lugares. A natureza me emociona, renova e refresca. Encontro tranquilidade, alegria e cura nas coisas mais simples da vida. Quando olho ao redor com amor, descubro que é mais fácil olhar para mim mesmo com amor. Faço parte da natureza e por isso sou belo de um jeito único e próprio. Para onde quer que eu olhe, vejo beleza. Hoje estou entrando em contato com tudo que é bonito que existe na minha vida.





Louise Hay







segunda-feira, 16 de maio de 2011

LAVANDA



Resolvi falar um pouco desta planta pela qual tenho um grande amor... A Lavanda em todos os níveis é intensamente especial e significativa...desde seu uso terapêutico, na aromaterapia, na fitoterapia, na decoração de ambientes e jardins e inclusive na culinária...Energeticamente, basta olhar para um campo de lavanda florido que o espírito fica mais leve e radiante...
Aí estão algumas curiosidades, e durante esta semana vou tentar passar dicas para o uso da Lavanda no dia-a-dia...


Entre os inúmemos méritos desta flor, vamos citar algumas; perfumar os cômodos da casa com água de lavanda imprime sensação de bem estar aos ambientes, e segundo a tradição, ajuda a espantar as energias negativas.
Muito popular na Grecia e Roma antigas, o nome lavanda vem do latim" lavare" (lavar) , e já era usada naquela época para banhos e incensos, pois seus poderes calmante e anti séptico já eram bem conhecidos.
Em Portugal e Espanha da Idade Media, água destilada de lavanda era usada para lavar pisos de casas e igrejas, em épocas de celebrações, com o propósito de espantar insetos e perfurmar ambientes. Na antiga Inglaterra, assim como na França, queimava-se folhas de lavanda no combate às pestes ( doenças ) propagadas pelo ar.
Santa Hildegarda de Bingen, no século XII, recomendava cheirar as flores de lavanda para "espantar os maus espíritos e a amargura" ( provavelmente ela se referia à depressão ) e passar o chá no couro cabeludo para espantar... os piolhos!

Sachês feitos com suas flores secas e colocados em gavetas e armários, passam um cheirinho especial às roupas e as protegem contra traças.
O chá de lavanda ajuda no combate a infecções, mas também pode ser tomado por quem deseja uma boa noite de sono ( 1 colher (chá) de flores secas em 1 xícara de água fervida; abafar por 10 minutos e coar ). Sua essência, num óleo ou creme para massagem, induz ao estado de ralaxamento e, para bebês relutantes com o sono, é um santo remédio contido em saquinhos debaixo do travesseiro ou em forma de banho, sempre no final da tarde ( atenção com a procedência do produto para se evitar alergias ).

Esta é a polularidade da Lavanda!! Sempre bela e aromatizada!

Observem como estão florindo nesta época do ano...um calmante para os sentidos!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário